quarta-feira, 3 de julho de 2024

DIA NACIONAL DO BOMBEIRO - ESTAÇÃO DE BOMBEIROS DE ARARAS/SP

 



Mesmo tipo de viatura. Auto Bomba Escada Pierce. Foto em 1996 x vídeo 2024

Ao passar em frente ao quartel dos bombeiros de Araras, regressando de Rio Claro, na fria noite de 1 de julho, pensei apenas em aproveitar a data comemorativa do dia seguinte, o DIA NACIONAL DOS BOMBEIROS, para atualizar a velha fotografia tirada no Playcenter, em 1996 ou 97.
Para minha surpresa, tornou-se uma visita completa, com direito não só à atualização da foto, que virou vídeo, numa mesma viatura, como também conhecer as novas instalações, procedimentos, rotinas e até mesmo, descer pelo cano!

(Fiz questão de postar na íntegra. Não achei lugar pra cortar!)

Com o briefing do CB Márcio, Chefe do Expediente (Administrativo), realizei a descida tão comum nos meus tempos de criança, quando frequentava diariamente o quartel.
Meu tio Plínio Medeiros foi um dos primeiros soldados do quartel de Araras, ingressando na unidade em sua criação no ano de 1973, quando eu tinha 3 anos apenas.
51 anos depois, tive essa oportunidade maravilhosa de retornar ao velho quartel, que sofreu diversas alterações ao longo dos anos, tanto nas instalações, quanto nas viaturas, nos equipamentos e claro, no efetivo.


Hoje temos mulheres bombeiro militar, aquarteladas no plantão de 24 horas.  E durante as gravações na Estação, pudemos ouvir da Sd Carolina, um pouco da sua trajetória de 9 anos na graduação. Ela deu um relato emocionante sobre uma ocorrência recente e memorável, além das dicas e conselhos para as mulheres que desejam seguir a carreira de Bombeiro na Polícia Militar.


A entrevista com a Sd Carolina em duas partes. Na primeira ela conta sobre a escolha profissional e os desafios do processo de formação.  No segundo vídeo, ela conta um pouco da rotina de trabalho, faz um relato emocionante sobre ocorrência recente e memorável e dá as dicas e conselhos para as mulheres que desejarem seguir a carreira militar na Policia Militar do Estado de São Paulo.



COMO É HOJE A ESTAÇÃO DE BOMBEIROS DE ARARAS.

Atualmente denominada ESTAÇÃO DE BOMBEIROS DE ARARAS, o quartel é subordinado ao 16º Grupamento de Bombeiros, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sediado em Piracicaba.


Este comando, por sua vez, se desdobra no 1º Subgrupamento de Piracicaba, 2º Subgrupamento de Rio Claro e 3º Subgrupamento de Americana.
A Estação de Araras é subordinada diretamente ao 2º Subgrupamento de Rio Claro.

EFETIVO,  ROTINA DE SERVIÇO e VIATURAS.

Atualmente comandado pelo 1º tenente PM Guilherme Ribeiro de Carvalho, a Estação de Bombeiros de Araras conta com 3 esquipes de prontidão, com estrutura organizacional de pelotão, que cumprem a escala de 24 x 48, sendo elas as Prontidões Amarela, Azul e Verde.
Na nossa visita, o turno era da Prontidão Amarela, comandando pelos Sargento Indalécio (Cmdt Pel.)  e Andriati (Sub Comdt Pel).

O efetivo conta com um operador de telegrafia/rádio, responsável pelo atendimento das chamadas e acionamento das equipes.  O militar fica ainda responsável pela segurança armada da Estação (Pistola .40 padrão da PMESP).

(Esguicho, o mascote da Estação)

Os outros militares do pelotão se dividem na guarnição das viaturas, sendo 3 tripulantes da Auto Bomba Salvamento e mais 3 para a Viatura de Resgate, ambas com motorista, comandante e auxiliar).

(Auto Bomba Escada, Pierce (USA)

A Estação de Bombeiros de Araras conta com uma Auto Bomba Escada Pierce, de fabricação norte americana, com escada de 17 metros.  Dispõe ainda de uma Viatura Auto Bomba Salvamento, Constelation, com capacidade para 4 mil litros de água . 

As viaturas auto bomba são empregas não apenas no combate à incêndio, mas de forma muito mais intensa, nas missões de salvamento, apoiando viaturas de resgate, proporcionando suporte para os equipamentos hidráulicos e pneumáticos para desencarceramento de vítimas, presas nas ferragens de veículos sinistrados.

PAM - PLANO DE AJUDA MÚTUA

Ao ser acionada para a missão de combate à incêndio, A Viatura Auto Bomba Salvamento ou Escada, pode ser apoiada por uma Viatura com mais 4 mil litros de água e por carros pipa das empresas que integram o PAM - Plano de Ajuda Mútua.  Usinas de Açuçar e Alcool, empresas como a Nestlé e DPA integram o PAM e estão sempre alertas para contribuir com viaturas em caso de incêndios de grandes proporções.

RESGATE 193


As Guarnições das Viaturas de Resgate do Corpo de Bombeiros, por força de portaria estadual em vigor, não realizam nenhum procedimento invasivo, como aplicações de soro ou medicação, traqueostomias e etc.  Atuam nas ocorrências de trauma, fazendo os primeiros socorros, a estabilização da vítima e a imobilização para pronto transporte aos hospitais mais próximos.
O atendimento de vítimas de mau súbito, cardiopatias, problemas psiquiátricos e etc fica sob responsabilidade do SAMU (192)


 INSTALAÇÕES:

Academia



Refeitório


Sala de Mergulho

Ampliação da garagem


BOMBEIRO DO ANO:


Ouça o Sgt Cardoso, eleito como Bombeiro do Ano, descrever um pouco da vida operacional dos militares nas Prontidões Azul, Amarela e Verde.

DESPEDIDA CB WENDEL

25 ANOS DE SERVIÇO NA CORPORAÇÃO.


Uma conversa em tom de nostalgia, onde ouvimos o veterano falar sobre duas décadas e meia de muita luta, camaradagem e boas recordações. Confira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESBOÇOS & ENSAIOS Costumo dizer que  corro das brigas e discussões. Só que brigas e discussões correm mais do que eu, e acabam me alcanç...